Se você está tentando emagrecer, você já deve ter pensado alguma vez em fazer o Jejum Intermitente. Parece lógico imaginar que um Jejum te fará perder alguns kilos de forma rápida, talvez até da noite pro dia.
Mas será que ele faz bem?
Será que é saudável usar o Jejum intermitente para perder peso?
Quais os benefícios de passar horas sem se alimentar?
E qual a forma correta de se fazer o Jejum Intermitente sem prejudicar sua saúde?
Nesse artigo vamos esclarecer todas as suas dúvidas, e ao final você saberá se deve ou não fazer o Jejum Intermitente para perder peso.
O que é Jejum Intermitente?
O Jejum intermitente é um método de Jejum intercalado com períodos de alimentação. Normalmente faz-se uma janela de 10 a 24 horas de Jejum e logo após pode-se fazer uma refeição, e então um novo jejum e assim sucessivamente. Dentro dessa Janela de tempo só é permitido consumir líquidos sem calorias, como água, chás e café sem açúcar.
Esse longo período sem se alimentar fará com que seu corpo consuma a gordura que ele tem estocado, queimando calorias e ocasionando a perca de peso.
O que PODE comer?
Nos períodos em que você pode comer, consuma alimentos que aumentem a saciedade e reponham os nutrientes.
Se alimente de proteínas com pouca gordura (como ovos e peito de frango), legumes, verduras, frutas com casca, cereais integrais e tubérculos (batata doce, aipim, inhame…).
Evite cereais refinados (como arroz branco, pão, massas…), doces, industrializados e alimentos com alto índice glicêmico.
É importante que você não exagere na quantidade de comida só porque estava muito tempo sem comer. Faça uma refeição normal, como você fazia de costume.
Como o Jejum Intermitente ajuda a emagrecer?
Quando você acaba de se alimentar, o seu organismo começa a transformar o alimento que você comeu em energia, que é armazenada na forma de glicose.
Pra fazer esse trabalho, seu pâncreas produz um hormônio chamado insulina. A insulina leva essa glicose para dentro das células. A energia que não é usada nas células é armazenada pela insulina em forma de tecido adiposo, ou seja, gordura embaixo da pele.
Quando você está em jejum, essa energia das células vai se esgotando e seu corpo precisa recorrer às reservas de energia do tecido adiposo e nos músculos. Seu organismo então libera hormônios que vão atuar na QUEBRA DA GORDURA (lipólise) para liberar energia para as células novamente.
O Jejum permite que os hormônios da QUEBRA DA GORDURA fiquem mais tempo atuando no seu corpo, resultando em maior perca de peso. Além disso, ele evita que seu organismo produza muita insulina, prevenindo também a diabetes.
Quais os benefícios do Jejum Intermitente?
Os benefícios imediatos do Jejum intermitente são o aumento da sua disposição física, perca de peso, maior clareza mental e controle da glicemia e insulina no seu corpo.
A longo prazo os benefícios são ainda maiores:
- Reverter a Diabetes tipo 2 (melhora inclusive a sua visão)
- Diminuir as chances de câncer associado a diabetes
- Melhorar a saúde o coração
- Controle da pressão alta
- Redução do Colesterol Ruim
- Retirada de Gordura do Fígado
- Melhora de Refluxo
- Combate à Insônia
- Melhora a Gota
- Rejuvenescimento
- Aumento da Testosterona
- Prevenção de Alzheimer e outras doenças no cérebro
Então…
Vale à pena fazer o Jejum Intermitente para Emagrecer ou Não?
Agora que você já sabe o que é o Jejum Intermitente, quais seus benefícios e como fazer, chegou a hora do veredito final…
Vale à pena fazer ou não?
Se você está com a saúde em dia, provavelmente você não terá problemas em fazer o Jejum Intermitente. Mas não custa nada também procurar um médico e conversar com ele sobre isso.
Por outro lado, o Jejum intermitente não é indicado para:
- Grávidas
- Mulheres amamentando
- Quem já teve algum distúrbio alimentar
- Crianças
- Pessoas que tem Diabetes Tipo I
- Quem já teve Distúrbios Gástricos
- Idosos
- Adolescentes
Conclusão
O Jejum Intermitente é uma arma poderosíssima na perca de peso. Aliado à uma dieta bem feita e à prática de exercícios, ele vai te ajudar a alcançar o corpo que você sempre sonhou, não importa quantos kilos você tenha a mais.
No início não será fácil, até você se acostumar você sentirá muita fome e ficará tentado a se alimentar. A menos que sua saúde esteja dando sinais pra você parar, continue firme. Se alimente corretamente no período de alimentação e respeite o período de Jejum e você colherá os resultados em pouco tempo.