Um estudo da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), identificou quais os 5 alimentos mais consumidos do mundo.
A lista ficou assim:
Leite
Consumo: 479 milhões de toneladas / ano
Inclui-se todos os derivados (exceto a manteiga)
O leite contém os aminoácidos essenciais, substâncias indispensáveis para formar as proteínas. Além disso, tem também uma boa quantidade de cálcio, mineral que previne a osteoporose.
Recomenda-se que um adulto consuma até 4 copos de leite por dia, claro de acordo com a sua dieta, já que o leite é um alimento bem gorduroso.
Trigo
Consumo: 419 milhões de toneladas / ano
Praticamente todo o trigo produzido na terra é utilizado para o consumo humano. Cerca de 50% é usado na fabricação de pães e outras massas e 20% usado para fazer macarrão.
Considerado um dos alimentos mais importantes na dieta humana, o trigo é rico em carboidratos, substância que fornece energia.
Arroz
Consumo: 345 milhões de toneladas / ano
Como a maioria dos cereais, o arroz contém bastante carboidratos. Seu ponto negativo é a falta de lisina, um aminoácido que ajuda a produzir proteína no organismo.
Mas pra nossa sorte aqui no Brasil, o feijão supre essa ausência.
Batata
Consumo: 196 milhões de toneladas / ano
Fonte de carboidratos, a batata contém potássio, fósforo e vitaminas B e C.
A vitamina C se perde na alta temperatura durante o cozimento, mas pode ser evitada se você cozinhá-la com a casca.
Milho
Consumo: 112 milhões de toneladas / ano
O milho é um dos alimentos mais produzidos no mundo. Mas apenas uma pequena parte (menos de 20%) é aproveitada como alimento pelos seres humanos. Mais de 60% é transformada em ração para os animais.
O Milho é um alimento bastante energético e rico em carboidratos, porém pobre em aminoácidos. Atualmente, cientistas tentam modificá-lo geneticamente em laboratórios para melhorar suas características nutricionais e já existem várias versões modificadas do milho por aí.
Outros
Além dos alimentos já citados, temos a Carne de Porco liderando entre as proteínas animais com 91 milhões de toneladas / ano, seguida pelas carnes de Peixe, Frango e Boi, nessa ordem.
Entre as frutas, venceu a laranja com 74 milhões de toneladas / ano, seguida pela banana.
E entre as hortaliças, venceu o tomate com 93 milhões de toneladas / ano, seguido pela cebola.
* O estudo foi feito pela FAO pela última vez em 2001.